calourada segura

Mais de 20 mil pessoas passaram pela Praça Saturnino de Brito durante festa de volta às aulas

da redação

Foto: João Pedro Lamas (Diário)

A tradicional junção na Praça Saturnino de Brito, conhecida popularmente como Praça do Brahma, terminou na madrugada deste sábado sem o registro de nenhuma ocorrência grave. Mais de 20 mil pessoas passaram pelo local na festa de volta às aulas nas universidades de Santa Maria, que acontece todo o início de semestre. 

Após férias, Brique da Vila Belga retorna neste domingo

Durante os dias de festa, os órgãos de segurança e a prefeitura realizaram a Operação Calourada Segura 2019. O reforço na segurança contou com agentes da Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil no entorno da praça, além de 16 câmeras de segurança em uma plataforma elevada que fizeram o monitoramento da festa. 

Conforme a superintendência de comunicação da prefeitura, foram realizadas 270 autuações de motoristas, 32 retenções e 12 remoções durante os cinco dias da festa. Três pessoas foram detidas por posse de drogas e dois furtos de aparelhos celulares no local e no entorno foram registrados na semana. 

FESTA SEGURA E LIMPA
Além de nenhum caso de violência ter sido registrado durante as festividades dos bixos e veteranos das universidades, o lixo, que era uma constante reclamação em outras edições da festa por moradores e da população que passava nas primeiras horas da manhã pela Saturnino de Brito, não marcou presença nas comemorações desta vez. 

Após férias, Brique da Vila Belga retorna neste domingo

O Diário passou pelo local durante toda a semana, por volta das 7h, e encontrou a praça limpa. Conforme a prefeitura, equipes de limpeza da Secretaria de Mobilidade Urbana fizeram a varrição da praça e o recolhimento dos resíduos sólidos entre às 5h e 6h30min todos os dias. 

Conforme a universitária Giovanna Taschetto , os próprios jovens que estavam na festa também recolheram parte do lixo. 

- Na verdade foi bem sem querer . Fiquei incomodada com o lixo, e quis fazer a minha parte. Não me incomoda o fato do lixo ser de outras pessoas. Pensei que se eu desse o exemplo, quem sabe isso pudesse virar rotina. Fiquei muito feliz em ver que o pessoal que estava por perto se mobilizou e começou a ajudar a recolher o lixo também. Em poucos minutos tava tudo limpo - contou a jovem.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

'Quando eu vi o carro vindo, pensei: ele não vai parar' diz pedestre que escapou de acidente na Vale com a Floriano Anterior

'Quando eu vi o carro vindo, pensei: ele não vai parar' diz pedestre que escapou de acidente na Vale com a Floriano

Mega-Sena pode pagar R$ 11 milhões neste sábado Próximo

Mega-Sena pode pagar R$ 11 milhões neste sábado

Geral